(31) 9892 3925

Um tabacaria online completa! Sedas, bongs, piteiras, dichavadres, isqueiros e muito mais pra sua sesh ficar completa.


Layout do blog

Maconha faz mal à saúde? Algumas substâncias que causam mais dano que a erva

Maria Fernanda Drumond • ago. 27, 2021

Um dos maiores argumentos que as pessoas utilizam na hora de criticar a erva é que a “maconha faz mal a saúde”. Vamos ser honestos: é claro que, como toda substância fumada, a maconha apresenta sim um potencial danoso.


Mas será que a maconha é isso mesmo que as pessoas pintam? Hoje vamos te mostrar que não é bem assim, e que algumas coisas podem trazer muito mais estrago a sua saúde sem que você nem imagine. 


Alimentos e hábitos que trazem mais danos à saúde que a maconha

Amendoim

Surpreso? Nos Estados Unidos, por exemplo, 4,5 milhões de pessoas são alérgicas a amendoim, e mais ou menos todo ano diversas pessoas morrem por alergia a alimentos, sendo o principal deles o amendoim. Já quanto a maconha, eu nunca li, ouvi a respeito ou soube de alguém morrer de overdose da planta. E você?


Miojo

Não que miojo faça bem, todo mundo já sabe disso. Mas acontece que o nosso grande salvador das laricas já teve estudos científicos relatando o quanto comer miojo danifica mais o cérebro que fumar.  


É o que diz o artigo do pesquisador Wayne Hall, de 2016. O professor da universidade de Queensland estudou, durante três, as diferenças de produtividade entre pessoas que usavam maconha e pessoas que consumiam o alimento. Enquanto os maconhistas representavam uma perda de 2%, os miojeiros ficaram lá atrás, com 12%. Ou seja: 6 vezes mais sequelados.   


Usar celular

Pois é… por mais chato que seja, a sua mãe falando quando você era novo para sair do celular porque faz mal tem um pouquinho de razão. 


O uso frequente do dispositivo pode causar problemas (menores) de visão, lesão por esforço repetitivo, problemas no sono e ansiedade. O vício ao celular já virou um problema tão sério, que tem até nome: nomofobia.


Suplementos vitamínicos

Nem só de “birllll” viverá o homem. Muita gente faz o consumo não só de whey e outros suplementos proteicos para dar apoio a atividade física, mas também é frequente essa mesma galera fazer o uso de suplementos vitamínicos. Fora essa galera, idosos, lactantes e pessoas com um estilo de vida mais agitado recorrem a esses comprimidos, e muitas vezes sem receita. 


Os suplementos vitamínicos muitas vezes podem ser perigosos, principalmente se tomados sem orientação, devido ao seu alto nível de concentração. O excesso de vitaminas, conhecido como hipervitaminose,  acarreta problemas aos rins e ao fígado, além de reações alérgicas, danos nos ossos, dores de cabeça, entre outros.


Agrotóxicos

Eles estão na sua mesa todos os dias, e você nem está vendo. Os agrotóxicos são o “brinde” indesejado que a gente leva sempre que compra frutas, verduras, legumes e alimentos menos processados nos supermercados. 


Às vezes você só quer cuidar da sua
redução de danos e comer sua saladinha em paz, mas acaba ingerindo veneno sem saber. Já é comprovado e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde que agrotóxicos causam diversos danos à saúde, como câncer, problemas neurológicos, dificuldades respiratórias e alterações no sistema reprodutor. 


Mas o papo é o seguinte: não é para deixar de comer verdura, ok? Não vem bancar o esperto. Se você se preocupa com a sua saúde, preocupe-se também de onde vem a sua comida. 


Coquinha gelada

Outro conhecimento comum: refrigerante faz mal! Isso é óbvio. E aos espertinhos de plantão: eu coloquei gelada, mas beber refrigerante quente também faz mal (além de ter um gosto deplorável). Todo refri (e os energéticos) vem com uma alta concentração de açúcares, corantes e outras paradas escabrosas que eu não sei nem pronunciar o nome (quem dirá escrever).


A coca infelizmente é o pior de todos: ela corrói os dentes e o cálcio, podendo não só enfraquecer os seus ossos mas te deixar com aquele sorriso “maroto”. Então, já sabe: toda vez que aquele seu tio, vizinho ou conhecido chato vier te falar que maconha faz mal, se ele beber coca-cola… é só lembrar que ele está mil vezes pior que qualquer maconheiro.


Embutidos

O que esperar de um alimento que leva resto de bico, unhas, intestino, tudo que seria descartado e “otras cositas más” na sua composição? Eu não vou nem me dar ao trabalho de te explicar o porquê alimentos como salsicha, nuggets e similares fazem tão mal. 


Alimentos diet 

Essa é para a galera que gosta de pagar de fitness. Todo alimento diet geralmente carrega uma quantidade absurda de adoçantes artificiais, como por exemplo o aspartame, a sucralose e outros menos conhecidos. É uma porrada de substância química entrando no seu sistema digestivo, fígado e pâncreas, para ir parar diretamente no seu sangue. 


Açaí

Mais um golpe! O açaí é um alimento que faz bem, mas isso não significa que ele também não possa fazer mal. 


O açaí é um alimento altamente calórico, que, se consumido em excesso, pode trazer diversos danos e ser extremamente perigoso aos diabéticos, por exemplo. E vamos combinar que a quantidade de leite em pó, chocolate, calda e leite condensado que muita gente coloca junto dele também não ajuda em nada.


Barras de cereal

As barras de cereal fazem parte do mesmo time de alimentos escabrosos que os embutidos. Brincadeiras à parte, essas barrinhas são o maior dibre para aquele que tenta construir uma alimentação saudável. Quem diria que uma simples barra de granola ou frutas secas ia causar tanto estrago, não é mesmo? 


Cigarro (singaro da camse!)

É óbvio que nosso cigarrão ia integrar essa lista! Eu sei que é tentador, né? 4700 substâncias tóxicas só por 10 pila! É mesmo de ficar sem ar. E ainda assim, na cabeça da sociedade é perfeitamente aceitável fumar cigarro, mas maconha não. Enfim, a hipocrisia...


Mas e a maconha, faz mesmo mal à saúde?

Já vou começar avisando: nosso intuito não é “justificar” nem incentivar o uso da maconha. Quem já fuma, faz porque quer, e deve conhecer os riscos que isso apresenta. E quem não fuma, independente de querer usar a droga ou não, tem sempre que procurar informação. Afinal, a desinformação é uma das maiores causas dos problemas que temos na nossa sociedade, e é devido a ela que vivemos entre tanta repressão e preconceito.


Se as pessoas e os Estados estivessem realmente preocupados com a saúde da população, elas deveriam voltar sua saúde ao que realmente importa. Enquanto muitos dos alimentos e hábitos citados acima não tem função ou efeito benéfico para a saúde, com a maconha é justamente ao contrário. 


Contras

Não existe necessariamente um consenso na ciência que diz que a maconha faz mal. O que existe são estudos apontado os efeitos colaterais e malefícios em potencial caso haja consumo extremamente excessivo da droga, ou o uso de ervas que não contam com qualidade. Vale lembrar que a maconha também age de maneira particular em cada organismo, por isso, busque conhecer a sua resistência à droga.


Ou seja, podemos concluir o seguinte: assim como tudo no mundo, ela pode fazer mal, mas em casos a parte e somente com o uso irresponsável.


Prós

Já no que se diz respeito aos benefícios da maconha, existem muitos estudos demonstrando o potencial benéfico da erva não só à saúde, mas ao humor e ao bem estar. Alguns dos benefícios da maconha são:


  • redução de dores crônicas;
  • tratamento da esquizofrenia;
  • diminuição das nauseas e enjôos pós quimioterapia;
  • alívio dos sintomas da fibromialgia;
  • o aumento do apetite (a famosa larica);
  • é claro, o que todo mundo busca: aquela viagem excepcional.


A cannabis não é só uma droga de consumo recreativo, mas também um medicamento capaz de salvar e dar dignidade a  muitas vidas, além de uma fonte de renda eficiente e capaz de
movimentar a economia de diversos países onde ela já é legalizada.


Talvez já esteja na hora de entender de uma vez por todas que a maconha está longe de ser um problema. Ela é uma solução.


OUTROS TEXTOS DO SEU INTERESSE

cannabis-e-o-sono
Por Maria Fernanda Drumond 29 jul., 2023
Descubra os principais benefícios da Cannabis para o sono e tire suas dúvidas sobre o assunto!
microdose-de-maconha
Por Maria Fernanda Drumond 22 jul., 2023
Descubra o que é a microdose de maconha, seus efeitos e benefícios.
como-disfarçar-o-cheiro-de-cannabis
Por Maria Fernanda Drumond 15 jul., 2023
É muito chato quando bate aquela paranoia de que alguém está te vigiando enquanto você fuma, não é verdade? Mas pior ainda que lidar com os olhares de julgamento dos vizinhos, é ter que lidar com problemas relacionados ao cheiro nada discreto da fumaça do seu beck, dentro ou fora de casa. Se você sabe disso e quer evitar dores de cabeça, então segue o fluxo que o nosso artigo de hoje é perfeito para você! Vamos te ensinar as melhores táticas de como disfarçar o cheiro da Cannabis. Por que a cannabis tem um cheiro tão forte? Em primeiro lugar, a Cannabis é uma planta de uma complexidade impressionante. Não apenas os canabinóides fazem parte da sua composição: nela, você também encontra substâncias como terpenos, além de outras composições químicas. Os terpenos são aquilo que a gente conhece vulgarmente como “essência”, estão presentes em diversas outras plantas, comestíveis ou não. É por isso que o lemon kush e outras strains , por exemplo, possuem esse toque “cíctrico”: nele, está presente o d-limoneno, terpeno muito presente no limão. Como disfarçar o cheiro de Cannabis? Se assim como eu você faltou a algumas aulas de química, não se preocupe! Você não precisa saber quais são todas as composições presentes na erva para disfarçar o cheiro de Cannabis. Importante mesmo é você ter em mente quais as melhores táticas, então se liga nas dicas que vamos te passar! Feche bem as portas e janelas Por mais que pareça ser mais inteligente deixar a fumaça se dissipar, na realidade você só vai se entregar caso more em um lugar como prédio ou condomínio, por exemplo. Evitar que o cheiro se espalhe é fundamental caso você queira ser discreto ao fumar em ambientes fechados. Também vale colocar panos úmidos nas frestas das portas e janelas após fechá-las. Aposte nos clássicos: acenda uma vela aromática ou incenso Alguns clássicos nunca falham! Ao acender uma vela aromática ou incenso, você está liberando uma fumaça com aroma de mais presença e intensidade que a maconha. Além de deixar o ambiente mais relaxante, de quebra você pode ir “purificando as energias”. Uma ótima dica nessa mesma pegada são os purificadores de ar, em especial aqueles em que podemos adicionar óleos essenciais Passe um cafezinho Essa aqui é uma dica excelente não só pelo cheiro, mas pela larica que vem logo depois do seu beck. Seguindo a mesma lógica do incenso, o cheiro forte do café “briga” com o da maconha, e acaba sendo mais marcante. Coe um café e deixe a borra exposta. Outra dica das antigas é “acender” o pó de café: essa tática era muito usada pelas pessoas de antigamente para espantar mosquitos e outros insetos, justamente pelo cheiro forte que a queima libera. Tome um banho Se for prático e viável, tome um banho após fumar. Assim, você consegue tirar o cheiro da fumaça dos seus cabelos e mãos, pois independentemente de onde e como você fumar, o contato com o beck vai deixar um “restinho” do cheiro em você. Caso não seja possível, tente pelo menos lavar as mãos e escovar os dentes. Assim você se livra da marola e de quebra já dá aquela caprichada na higiene pessoal. Qual a sua tática? Sentiu falta de alguma dica por aqui? Conta para a gente nos comentários! Toda ajuda é sempre muito bem vinda ! 😉
spliff-cannabis-e-tabaco
Por Maria Fernanda Drumond 01 jul., 2023
Conheça o spliff: uma mistura que dá certo!
Por Maria Fernanda Drumond 24 jun., 2023
Conheça os coffee shops mais famosos de Amsterdã e saiba como se aventurar!
frenchy-cannoli-o-rei-do-haxixe
Por Maria Fernanda Drumond 17 jun., 2023
Nesse artigo vamos te contar um pouco sobre a vida e obra de Frenchy Cannoli, o rei do haxixe.
rebordose
Por Maria Fernanda Drumond 30 mai., 2023
Entenda um pouco mais sobre a rebordose: o que é, como evitar e como tratar.
dry-sift
Por Maria Fernanda Drumond 23 mai., 2023
O Dry Sift é uma variedade muito especial de haxixe, e hoje vamos te contar um pouco mais sobre ele.
cbd-e-maconha-e-a-mesma-coisa
Por Maria Fernanda Drumond 16 mai., 2023
Enfrente a desinformação e descubra o que é o CBD, de onde ele vem e para o que serve.
kush
Por Maria Fernanda Drumond 22 abr., 2023
Conheça o Kush: uma das strains mais famosas entre os apaixonados por maconha de verdade.
Mais Posts

Entre em contato com a gente nas redes sociais

Share by: