(31) 9892 3925

Um tabacaria online completa! Sedas, bongs, piteiras, dichavadres, isqueiros e muito mais pra sua sesh ficar completa.


Layout do blog

23 motivos para apoiar a legalização da maconha em 2023

Maria Fernanda Drumond • dez. 31, 2022

Saudações, camaradas! Ano novo, vida nova, não é mesmo? Que tal se a gente aproveitasse essa época tão especial para sonhar um pouquinho? Não custa imaginar um mundo melhor. Hoje, trouxemos para vocês 23 motivos para apoiar a legalização da maconha em 2023.


1. Acabar com o narcotráfico

O tráfico de drogas só existe por um motivo: a guerra às drogas. Foram as políticas proibicionistas que criaram esse monstro, e acabar com elas é acabar com a grande cortina de fumaça que nos omite a verdade. A demanda sempre vai existir, mas enquanto as drogas forem proibidas, é o crime organizado que a supre.


2. Reduzir o índice de criminalidade

Grande parte da violência relacionada ao uso das drogas é devido ao seu status de ilegalidade. O tráfico hoje é visto como uma forma de ascensão social para pessoas que notadamente são marginalizadas na sociedade e carecem de oportunidades. O incentivo ao roubo, mortes violentas por dívidas, agressões, etc. são um fruto direto disso. 


3. A criminalização da maconha é uma política racista e segregacionista

No Brasil, jovens negros são “traficantes”, independentemente da quantidade, enquanto brancos são “usuários”. Aproximadamente 70% da população carcerária do Brasil é negra: o encarceramento em massa dessa população é um reflexo do preconceito e racismo da sociedade brasileira. Prisões muitas vezes arbitrárias, violentas e injustas são uma realidade oriunda da necropolítica do Estado brasileiro.


4. O potencial de lucro do Estado

O mercado de narcóticos movimenta aproximadamente R$19 bilhões todos os anos no Brasil. Dinheiro que vai parar na mão de traficantes, policiais e políticos corruptos, ao invés dos cofres públicos.


5. Parar de gastar dinheiro com políticas ineficazes

Em todos esses anos de combate às drogas no Brasil e no mundo, proibir fez alguém parar de usar? Só em 2021, os estados do RJ e SP desembolsaram aproximadamente R$5,2 bilhões de reais na guerra às drogas. Proporcionalmente, o mesmo valor equivale a um ano de aluguel social (auxílio emergencial) para 156 mil famílias.


6. Redução da corrupção estatal e burocrática

Não é só de helicóptero que estamos falando: o tráfico prevalece no Brasil porque a proibição faz encher o bolso de MUITA gente, desde empresários, bicheiros e traficantes a até políticos conhecidos e populares. Nos últimos 5 mandatos, todos os governadores do Rio de Janeiro, por exemplo, foram presos por casos de corrupção e ligação com o crime organizado.


7. Geração de empregos

Com a maconha legalizada, novos postos de emprego seriam demanda urgente na indústria farmacêutica, do fumo, de acessórios e outros subprodutos da erva e do cânhamo.


8. Fortalecer a economia

A compra e venda legalizada gera um dinheiro que entra não só nos cofres públicos, mas em todos os setores do mercado, desde a indústria ao pequeno comerciante.


9. Promover políticas públicas eficazes

Como já foi dito, só proibir não adianta nada. Com a legalização, políticas públicas voltadas ao consumo consciente trazem grande impacto ao veicular informação de maneira responsável e honesta, ao invés de apenas propagar o medo. É o caso das campanhas antitabagismo, que diminuíram em aproximadamente 40% o número de fumantes desde sua veiculação.


10. Maior segurança e soberania das nações sul-americanas

Nações como o Brasil, Colômbia e Venezuela são assoladas pelo narcotráfico e comandadas pela influência dos cartéis das drogas. A proibição também possibilita aos países desenvolvidos manter grande poder político sobre as nações que são produtoras com o patrocínio de programas de controle das drogas. A legalização acabaria também com a interferência política de outros Estados sobre as nações produtoras.


11. Evitar mortes

Simples assim. O Brasil é o país com a polícia que mais mata e mais morre. Sabemos que existe outro jeito.


12. Incentivar o consumo consciente

Com o controle governamental e regulamentação a respeito das quantidades, faixa etária e locais para o consumo, é mais fácil incentivar e fiscalizar o consumo consciente pela população.


13. Veicular informações verdadeiras e desmentir fake news

O conhecimento é a maior arma contra a ignorância. A melhor forma de acabar com preconceitos é conhecendo aquilo que te incomoda. Ninguém precisa usar maconha para saber que ela não é o fim do mundo, mas ter contato com algo no dia a dia certamente nos mostra o quanto aquilo pode ser simples ou banal, bem diferente do que imaginávamos.


14. Tornar o uso mais seguro e reduzir riscos de contaminação por doenças

Com fiscalização adequada de órgãos reguladores como a ANVISA, tanto os padrões de qualidade da erva quanto de utensílios relacionados ao uso são uma questão que passaria a receber mais atenção. Assim, a necessidade de compartilhamento e uso de objetos não tão seguros como cachimbos improvisados, ou até mesmo seringas (no caso de outras drogas) é menos encorajada.


15. Restaurar direitos fundamentais e obrigações do cidadão, sem ferir a lei

Será mesmo que é certo alguém ser taxado de criminoso por simplesmente fumar um mato?


16. Facilitar o acesso a tratamentos pioneiros de saúde

Com a descriminalização, o custo do cultivo indoor e do preparo e/ou acesso à medicação cai, democratizando os tratamentos à base de cannabis.


17. Normalizar a medicina canábica

Com o fim do tabu, novas portas serão abertas à medicina canábica, que contaria com a possibilidade de ser disseminada nos sistemas de saúde pública e privada.


18. Fomentar a produção industrial sustentável

Uma nova possibilidade surge ao se facilitar os subprodutos da cannabis, possibilitando o desenvolvimento de materiais sustentáveis e mais baratos na indústria.


19. Proteger o cidadão do crime organizado, milícias e facções

Outra face do narcotráfico são as milícias e facções, que incutem medo e terror na população. Ao desmontar o narcotráfico, grande parte dos recursos financeiros e poder desses bandidos é drenado, facilitando o combate ao crime.

 

20. Maior controle de qualidade acerca da maconha comercializada

Você se garante com seu prensado? Pois é! A legalização impulsionaria a criação de novas instâncias regulatórias, estipulando qualidade e características mínimas aceitáveis para a maconha em comercialização.


21. Apoio à ciência e pesquisa

A maconha é uma planta que ainda conta com muitas facetas a se descobrir, nos diversos campos da ciência. A possibilidade de estudá-la a fundo, sem restrições, abre um precedente para novos achados científicos, invenções e soluções.


22. Incentivo ao respeito e tolerância

Você não precisa gostar de tabaco ou álcool, mas isso não significa que você tenha que odiar aqueles que consomem. Por que o mesmo não valeria para a erva?


23. Fim da hipocrisia

Diversos estigmas passam a ser extirpados a partir do momento que enxergarmos a maconha como aquilo que ela realmente é: uma planta. O que mata mesmo é a intolerância, a cobiça e a busca pelo poder.


Conhece mais motivos para apoiar a legalização da maconha?

Conta para a gente! O diálogo é o primeiro passo na construção de novas realidades. Contamos com você! Compartilhe esse texto com seus amigos e deixe também sua opinião sobre o assunto nos comentários.



OUTROS TEXTOS DO SEU INTERESSE

cannabis-e-o-sono
Por Maria Fernanda Drumond 29 jul., 2023
Descubra os principais benefícios da Cannabis para o sono e tire suas dúvidas sobre o assunto!
microdose-de-maconha
Por Maria Fernanda Drumond 22 jul., 2023
Descubra o que é a microdose de maconha, seus efeitos e benefícios.
como-disfarçar-o-cheiro-de-cannabis
Por Maria Fernanda Drumond 15 jul., 2023
É muito chato quando bate aquela paranoia de que alguém está te vigiando enquanto você fuma, não é verdade? Mas pior ainda que lidar com os olhares de julgamento dos vizinhos, é ter que lidar com problemas relacionados ao cheiro nada discreto da fumaça do seu beck, dentro ou fora de casa. Se você sabe disso e quer evitar dores de cabeça, então segue o fluxo que o nosso artigo de hoje é perfeito para você! Vamos te ensinar as melhores táticas de como disfarçar o cheiro da Cannabis. Por que a cannabis tem um cheiro tão forte? Em primeiro lugar, a Cannabis é uma planta de uma complexidade impressionante. Não apenas os canabinóides fazem parte da sua composição: nela, você também encontra substâncias como terpenos, além de outras composições químicas. Os terpenos são aquilo que a gente conhece vulgarmente como “essência”, estão presentes em diversas outras plantas, comestíveis ou não. É por isso que o lemon kush e outras strains , por exemplo, possuem esse toque “cíctrico”: nele, está presente o d-limoneno, terpeno muito presente no limão. Como disfarçar o cheiro de Cannabis? Se assim como eu você faltou a algumas aulas de química, não se preocupe! Você não precisa saber quais são todas as composições presentes na erva para disfarçar o cheiro de Cannabis. Importante mesmo é você ter em mente quais as melhores táticas, então se liga nas dicas que vamos te passar! Feche bem as portas e janelas Por mais que pareça ser mais inteligente deixar a fumaça se dissipar, na realidade você só vai se entregar caso more em um lugar como prédio ou condomínio, por exemplo. Evitar que o cheiro se espalhe é fundamental caso você queira ser discreto ao fumar em ambientes fechados. Também vale colocar panos úmidos nas frestas das portas e janelas após fechá-las. Aposte nos clássicos: acenda uma vela aromática ou incenso Alguns clássicos nunca falham! Ao acender uma vela aromática ou incenso, você está liberando uma fumaça com aroma de mais presença e intensidade que a maconha. Além de deixar o ambiente mais relaxante, de quebra você pode ir “purificando as energias”. Uma ótima dica nessa mesma pegada são os purificadores de ar, em especial aqueles em que podemos adicionar óleos essenciais Passe um cafezinho Essa aqui é uma dica excelente não só pelo cheiro, mas pela larica que vem logo depois do seu beck. Seguindo a mesma lógica do incenso, o cheiro forte do café “briga” com o da maconha, e acaba sendo mais marcante. Coe um café e deixe a borra exposta. Outra dica das antigas é “acender” o pó de café: essa tática era muito usada pelas pessoas de antigamente para espantar mosquitos e outros insetos, justamente pelo cheiro forte que a queima libera. Tome um banho Se for prático e viável, tome um banho após fumar. Assim, você consegue tirar o cheiro da fumaça dos seus cabelos e mãos, pois independentemente de onde e como você fumar, o contato com o beck vai deixar um “restinho” do cheiro em você. Caso não seja possível, tente pelo menos lavar as mãos e escovar os dentes. Assim você se livra da marola e de quebra já dá aquela caprichada na higiene pessoal. Qual a sua tática? Sentiu falta de alguma dica por aqui? Conta para a gente nos comentários! Toda ajuda é sempre muito bem vinda ! 😉
spliff-cannabis-e-tabaco
Por Maria Fernanda Drumond 01 jul., 2023
Conheça o spliff: uma mistura que dá certo!
Por Maria Fernanda Drumond 24 jun., 2023
Conheça os coffee shops mais famosos de Amsterdã e saiba como se aventurar!
frenchy-cannoli-o-rei-do-haxixe
Por Maria Fernanda Drumond 17 jun., 2023
Nesse artigo vamos te contar um pouco sobre a vida e obra de Frenchy Cannoli, o rei do haxixe.
rebordose
Por Maria Fernanda Drumond 30 mai., 2023
Entenda um pouco mais sobre a rebordose: o que é, como evitar e como tratar.
dry-sift
Por Maria Fernanda Drumond 23 mai., 2023
O Dry Sift é uma variedade muito especial de haxixe, e hoje vamos te contar um pouco mais sobre ele.
cbd-e-maconha-e-a-mesma-coisa
Por Maria Fernanda Drumond 16 mai., 2023
Enfrente a desinformação e descubra o que é o CBD, de onde ele vem e para o que serve.
kush
Por Maria Fernanda Drumond 22 abr., 2023
Conheça o Kush: uma das strains mais famosas entre os apaixonados por maconha de verdade.
Mais Posts

Entre em contato com a gente nas redes sociais

Share by: